

A partir desse questionamento, procuramos compreender o processo histórico do Rap no Brasil, comparando o movimento atual e desde o fim da década de 1980, bem como suas mudanças. Procuramos contextualizar as mudanças de comportamento dos jovens de periferia com o processo evolutivo do Rap; analisamos o conteúdo veiculado a partir dos marcos midiáticos. Identificamos se a visibilidade dada ao movimento Rap contribuiu para o fortalecimento da auto estima dos apreciadores do mesmo. Por fim, mas não menos importante, identificamos a disputa simbólica relacionada à representação da periferia e do jovem que mora nessas localidades.
Ao som do S: A formação da imagem por meio de spots na campanha “Famílias” da organização Sadia
Esta monografia tem como objetivo entender como os principais elementos que compõem a estrutura de um spot podem gerar uma imagem sobre determinada empresa. Para isso se fez necessário estudar os principais elementos formadores de um spot como ruídos, efeitos, trilha sonora e texto falado. O estudo destes elementos teve base nas obras dos autores Armando Sant’Anna (2000), Jacson Saboya (1992), Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (1999) e Thiago Barreto (2004).
Para compreender melhor as peças radiofônicas, pesquisamos sobre o histórico do rádio e do surgimento do spot. Este estudo teve base nas obras das autoras Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna (2002) e Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (1999).
A fim de compreender melhor os processos de decodificação da mensagem radiofônica, pesquisamos sobre a imagem acústica e semiótica com base, respectivamente, nos autores Neusa Demartini Gomes (2003) e Luiz Plaza (2003).
Após este estudo, escolhemos a campanha “Famílias” da empresa Sadia para fazermos a análise dos quatro spots pertencentes à campanha. A empresa Sadia nos chamou atenção por ser uma empresa com ampla presença no mercado e notável preocupação com as mensagens midiáticas. A campanha “Famílias” foi escolhida por ter sido uma campanha ampla, que explorou vários tipos de mídia, inclusive o rádio.
Após a escolha da organização e da campanha, elaboramos a análise dos elementos que compunham os spots com base nos estudos teóricos, a fim de perceber quais técnicas estariam sendo exploradas e o que poderia projetar, ou não, nos ouvintes/consumidores em relação à imagem da empresa/produtos.
Para alcançar o objetivo de compreender como o spot contribui para a formação da imagem de uma empresa/produto, e cruzar as informações obtidas na análise dos elementos que compõem os spots, elaboramos um grupo focal.
O grupo focal foi realizado com duas famílias, sendo, uma convencional, formada por pai, mãe e filho, e outra muito comum na sociedade atualmente, formada por pai separado e filho. A escolha de famílias se deu devido os spots procurarem definir o conceito de família.
Este estudo nos possibilitou conhecer melhor como o ouvinte decodifica os símbolos sonoros. Percebemos que os spots são construções simbólicas capazes de trabalhar a interação entre empresas e seus consumidores. Nos permite conhecer melhor como ocorrem alguns dos processos de interações sociais, uma vez que a mensagem publicitária é transmitida ao público consumidor e esta poderá gerar determinado conceito sobre uma empresa ou produto.