Monografia - Patrícia Ribeiro

Ao som do S: A formação da imagem por meio de spots na campanha “Famílias” da organização Sadia

Esta monografia tem como objetivo entender como os principais elementos que compõem a estrutura de um spot podem gerar uma imagem sobre determinada empresa. Para isso se fez necessário estudar os principais elementos formadores de um spot como ruídos, efeitos, trilha sonora e texto falado. O estudo destes elementos teve base nas obras dos autores Armando Sant’Anna (2000), Jacson Saboya (1992), Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (1999) e Thiago Barreto (2004).

Para compreender melhor as peças radiofônicas, pesquisamos sobre o histórico do rádio e do surgimento do spot. Este estudo teve base nas obras das autoras Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna (2002) e Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (1999).

A fim de compreender melhor os processos de decodificação da mensagem radiofônica, pesquisamos sobre a imagem acústica e semiótica com base, respectivamente, nos autores Neusa Demartini Gomes (2003) e Luiz Plaza (2003).

Após este estudo, escolhemos a campanha “Famílias” da empresa Sadia para fazermos a análise dos quatro spots pertencentes à campanha. A empresa Sadia nos chamou atenção por ser uma empresa com ampla presença no mercado e notável preocupação com as mensagens midiáticas. A campanha “Famílias” foi escolhida por ter sido uma campanha ampla, que explorou vários tipos de mídia, inclusive o rádio.

Após a escolha da organização e da campanha, elaboramos a análise dos elementos que compunham os spots com base nos estudos teóricos, a fim de perceber quais técnicas estariam sendo exploradas e o que poderia projetar, ou não, nos ouvintes/consumidores em relação à imagem da empresa/produtos.

Para alcançar o objetivo de compreender como o spot contribui para a formação da imagem de uma empresa/produto, e cruzar as informações obtidas na análise dos elementos que compõem os spots, elaboramos um grupo focal.

O grupo focal foi realizado com duas famílias, sendo, uma convencional, formada por pai, mãe e filho, e outra muito comum na sociedade atualmente, formada por pai separado e filho. A escolha de famílias se deu devido os spots procurarem definir o conceito de família.

Este estudo nos possibilitou conhecer melhor como o ouvinte decodifica os símbolos sonoros. Percebemos que os spots são construções simbólicas capazes de trabalhar a interação entre empresas e seus consumidores. Nos permite conhecer melhor como ocorrem alguns dos processos de interações sociais, uma vez que a mensagem publicitária é transmitida ao público consumidor e esta poderá gerar determinado conceito sobre uma empresa ou produto.

1 Response to "Monografia - Patrícia Ribeiro"

  1. Patrícia Ribeiro says:
    16 de junho de 2011 às 23:02

    Agora estou aguardando a banca no dia 29 de junho!

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