Interação Mediada por Computador e sua Apropriação pela Publicidade

Esta monografia tem principal objetivo analisar a interação mediada por computador e verificar como a publicidade se apropria de cada tipo de hipertexto. Para isso, foi necessário contextualizar e dialogar os conceitos de Hipermídia, Hipertexto, Interação Mediada por Computador e Publicidade on-line.

Os principais marcos teóricos da pesquisa são Lévy (1999) e Machado (1997), que dialogam sobre O Ambiente da Internet, seguidos por Chartier (1998) e Lévy (1996), que discursam A Evolução do Texto ao Hipertexto. Leão (2005), Castells (2003) e Primo (2003) explanam sobre os conceitos do Hipertexto. A Interação Mediada por Computador foi ilustrada por Berlo (1999) e Primo (2000, 2001, 2003). Já Bechara (2001), Pinho (2000) e Venetianer (1999) fundamentam a Publicidade On-line.

A metodologia deste trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica, definição de três sites para análise, que são o Novo SpaceFox, com a campanha A Ovelha Nuvem; o Blog da Volkswagen e o Tribo do Gol. E, por fim, a definição dos conceitos operadores a serem utilizados na análise, que são os formatos de publicidade on-line (PINHO, 2000), os tipos de campanhas (BECHARA, 2001), os princípios do hipertexto (LÉVY, 1993) e a interação mediada por computador (PRIMO, 2000, 2001, 2003). A partir disso, foi realizada uma análise dos sites, sendo que uma individual e outra comparativa.

Através de toda esta pesquisa e análise, conclui-se que as empresas estão cada vez mais investindo na internet e buscando mecanismos de interação com aplicações descontraídas e atrativas. O formato de publicidade mais utilizado é o micro-site, com algumas presenças de banners.

A marca da empresa são sempre evidenciadas nos sites e com relação aos tipos de campanhas, a maioria é promocional, com algumas presenças de testemunhais.

Quanto aos princípios do hipertexto, sua totalidade é aplicada nos sites. Contudo, as informações são disponibilizadas de forma muito mecânica e pouco dinâmica. Com presença apenas dos hipertextos potencial e colaborativo, sendo que a maioria potencial. Com isso, percebe-se uma maior incidência de interação reativa e pouca interação mútua. O hipertexto colaborativo não é utilizado nos sites. No caso desta pesquisa, mesmo não sendo abordadas, as redes sociais da empresa é que ainda apresentam este tipo de hipertexto.

Resumindo o trabalho, concluímos que diante das potencialidades da internet, a publicidade ainda se aplica e apropria deste ambiente de forma limitada. Ou seja, como publicitários, estamos ainda dando os primeiros passos com relação ao uso dessa poderosa ferramenta.








Neiliane Carvalho Couto

0 Response to "Interação Mediada por Computador e sua Apropriação pela Publicidade"

Postar um comentário