RAP BRASILEIRO: O Dilema da visibilidade midiática e as consequências para o movimento em Belo Horizonte

O movimento Rap difunde, atualmente, um processo amplo de significação ressignificação cultural. Inserido num contexto das grandes cidades, o Rap se propagou aliado a ferramentas tipicamente dos meios de comunicação de massa, e desenvolvidas pelos avanços tecnológicos. Esse trabalho tem intuito de analisar como ocorreu o processo de apropriação do movimento cultural, tipicamente periférico, foi realizado pelos meios de comunicação de massa. Através de análise de determinados marcos midiáticos que deram visibilidade ao movimento e como foi interpretado pela sociedade de uma forma geral. A pergunta que norteia esse trabalho é como a visibilidade dada ao Rap brasileiro, a partir de marcos midiátios, alterou o cenário do movimento Rap em Belo Horizonte?
A partir desse questionamento, procuramos compreender o processo histórico do Rap no Brasil, comparando o movimento atual e desde o fim da década de 1980, bem como suas mudanças. Procuramos contextualizar as mudanças de comportamento dos jovens de periferia com o processo evolutivo do Rap; analisamos o conteúdo veiculado a partir dos marcos midiáticos. Identificamos se a visibilidade dada ao movimento Rap contribuiu para o fortalecimento da auto estima dos apreciadores do mesmo. Por fim, mas não menos importante, identificamos a disputa simbólica relacionada à representação da periferia e do jovem que mora nessas localidades.

Procuramos analisar como o público do movimento, dentro da cidade de Belo Horizonte se envolveu com os mesmos, ou como foi feita a recepção e apropriação de tais aspectos. Destacamos como marcos midiáticos: O programa Yo Rap da MTV, dedicado exclusivamente ao Rap que se iniciou em 1994 e durou até 2007. No início o programa era veiculado na madrugada, depois foi alterado para horário nobre. O programa passava clipes de Rap, o que dava uma grande repercussão ao movimento.

Em 1998 o grupo de Rap, Racionais Mc's, lançou o álbum "Sobrevivendo no inferno" , o álbum teve grande repercussão. O rapper Xis, autor do Rap, "Us manos e as minas", que ganhou o VMB (Vídeo Music Brasil) participou em 2002 do reality show, Casa dos Artistas, no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Em 2010, Mano Brown participou de um junto com Jorge Ben Jor, na regravação da música "Umabaraúma - Ponta de lança africano", o clipe foi veiculado no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão. Em 2010, o rapper MV Bill estreiou como ator da novela teen, Malhação, também da Rede Globo.

A partir desses marcos supracitados, fizemos uma análise qualitativa, através do grupo focal, tendo em vista ser um método apropriado para descobrir as percepções do público sobre esse movimento cultural.

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