Interação Mediada por Computador: sua Apropriação pela Publicidade

Este projeto monográfico visa apresentar a análise das possibilidades de criação e alterações hipertextuais, conforme as interações propiciadas pela internet. A partir disso, será verificado como a publicidade se apropria e se insere em cada tipo de hipertexto. Para isso, serão trabalhados os conceitos de ciberespaço, hipermídia, hipertexto, interatividade, interações hipertextuais e publicidade

Vale destacar aqui um conceito de publicidade abordado por José Benedito Pinho em seu livro "Publicidade e Vendas na Internet: Técnicas e Estratégias":

A publicidade tem o propósito básico de disseminar informações para orientar o comportamento da compra e as preferências do consumidor para um determinado produto, serviço ou determinada marca. No entanto, na web, a publicidade diferencia-se fundamentalmente dos outros meios por permitir que o consumidor possa interagir diretamente com o anúncio. Ele pode, então, clicar no anúncio para obter mais informações ou mesmo realizar a compra do produto. (PINHO, 2000, p. 114)


A conclusão deste propósito dependerá da análise de três sites, que são: o site do Space Fox¹, com a campanha "A Ovelha Nuvem", o blog da Volkswagem² e o site Tribo do Gol³. Será verificado a presença das distintas características com relação às interações hipertextuais (hipertexto potencial, colaborativo ou cooperativo), bem como as formas de interações propiciadas pela internet (reativa ou mútua), destacando a apropriação da publicidade neste universo.

Referência Bibliográfica:

PINHO. José Benedito. Publicidade e Vendas na Internet: Técnicas e Estratégias. São Paulo: Summus Editorial, 2000. p. 92-125.

¹SPACEFOX. Disponível em: . Acessado em 24 de agosto de 2010
²BLOG DA VOLKSWAGEM. Disponível em: http://www.vwbr.com.br/blogdavolkswagen>. Acessado em 24 de agosto de 2010.
³TRIBO DO GOL. Disponível em: http://www.vw.com.br/TriboDoGol. Acessado em 24 de agosto de 2010.

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