As Aventuras do Hemisfério Direito - Daniel Pink

Abaixo, descreveremos brevemente o conteúdo da entrevista com Daniel Pink, jornalista e palestrante que tem vasta experiência em veículos como Harvard Business Review e The New York Times, como o foco atual para estudar o pensamento criativo empresarial na era da inovação.
Daniel Pink resumiu em uma pergunta o trabalho no século 21: "Como nós humanos, conseguiremos competir com os computadores em trabalhos passíveis de automação?". Para informação o lado esquerdo do cérebro é responsável pelas tarefas lógicas, lineares, sequênciais e analíticas, enquanto o lado direito se especializou em compreender as coisas em seu conjunto, em vez de em sequência, em processar mais o contexto do que o texto e em sintetizar mais do que analisar.
O entrevistado afirma que empresas já fizeram a transição para a era conceitual, como exemplo a Apple, que mudou seu nome de Apple Computer apenas para Apple. Outro exemplo é a Procter & Gamble, que apesar do mercado já consolidado deu nova ênfase ao design e inovação.
Segundo Pink, quanto ao ambiente de trabalho não existe uma receita única para o sucesso. Como exemplo, citou a Google que entende claramente o poder da motivação intrínseca, que abre espaço para a inovação e criatividade, oferecendo autonomia sem impor regras às pessoas.
Quanto aos profissionais do "colarinho-branco", ele destaca que estes atrofiaram por não utilizar suas habilidades, assim como acontece com os músculos. A transformação, porém, é individual mesmo tendo incentivos governamentais.
Sobre o design, Pink enfatiza que tornou um conhecimento fundamental e necessário aos negócios e a única maneira das empresas se destacarem no mercado de produtos, serviços e experiências de consumo é apelar para a sensibilidade estética e emocional dos consumidores.
Como recomendações para alguém obter sucesso na era conceitual, Pink sugere, primeiramente, desconfiar de pessoas que se autoproclamam especialistas e distribuem conselhos e a segunda conhecer-se, e conhecer sua própria fonte de motivação intrínseca.
Este resumo é referente a entrevista (maio-junho/2008) de Stephen Watt, colaborador da Rotman Magazine.

1 Response to "As Aventuras do Hemisfério Direito - Daniel Pink"

  1. rams says:
    22 de outubro de 2010 às 13:24

    Obrigado pela postagem.

    Ricardo Santos

Postar um comentário