Sucesso ou Submundo

O rap brasileiro se desenvolveu amplamente nos últimos anos, muito em função da grande expansão da internet, e as formas alternativas de divulgação em massa. A partir desta evolução, os "meios de comunicação em massa", definidos por Thompson (1998), como as grandes redes de TV e rádio, se viram na necessidade de absorverem o conteúdo periférico do rap, graças ao avassalador apoio popular.

Partindo deste pressusposto, faz-se necessário avaliar como as grandes redes absorveram este conteúdo tipicamente periférico. Vejamos como exemplo a presença de MV Bill nos quadros de atores da Malhação e a presença de um dos precurssores do rap Thaíde, tanto em series da Globo e atualmente no Programa: A Liga, da Band.

Isto não ocorreria se o rap não tivesse ganhado o status que tem hoje, em virtude da alteração da concepção dos "meios de comunicação em massa". Apesar disto, há alguns grupos que preferem o "modelo underground" de propagação de conteúdo como é o caso de GOG - O Poeta de Brasília, 5º Andar, entre outros. Ou seja, os mesmos preferem continuar no submundo da música e negar constatemente, grandes mídias, gravadoras poderosas e flashs de revistas famosas.

Referências Bibliográficas:

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: Uma teoria Social da mídia. Editora Vozes: Petrópolis, 1998, p.261.

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