A publicidade e os Usuários da Internet

Após a última postagem, foi acrescentada à leitura bibliográfica e, consequentemente, ao estado da questão do projeto monográfico "Interação Hipertextual: sua Apropriação pela Internet", o tópico "A publicidade e os Usuários da Internet", com base no livro "Webpsicology" do autor Marco Bechara (2001)¹.

O autor define sua obra como o "comportamento mental dos internautas em processos de compra e navegação" (BECHARA, 2001). Ele define ainda os tipos de campanhas que se diferenciam conforme o objetivo do anunciante e do site, que são: institucional, promocional, varejo, cooperadas ou cooperativas, testemunhal, interesse social, comparativas e teaser.

A descrição e abordagem destes formatos se fazem necessários a este estudo para serem utilizados como possíveis critérios de análise para a conclusão deste estudo.

Para ilustrar a metodologia já descrita do projeto monográfico, apresentarei a seguir a relevância da escolha dos sites a serem analisados quanto às interações mediadas por computador, destacando suas características com relação aos tipos de hipertextos.

Site 1 - Novo SpaceFox

A escolha deste site aconteceu devido à sua campanha de lançamento "A Ovelha Nuvem" ser atual e convidar o usuário a participar da ação proposta. Na internet o site é muito dinâmico e atrativo, possibilitando ao usuário participar da criação do seu conteúdo, montando situações em fotografias e enviando-as a um mural.

Site 2 - Blog da Volkswagen

Já o Blog da Volkswagen foi escolhido para seguir a mesma linha do produto que está sendo divulgado pelo SpaceFox, que no caso é o ramo automotivo. Porém, o blog é da marca da montadora e apresenta informações de toda sua linha de produtos, bem como sua própria marca e informações que possam ser relevantes aos usuários. Permitindo que os usuários façam comentários e avaliem o conteúdo das postagens.

Sites 3 - Tribo do Gol

O site Tribo do Gol foi escolhido devido o produto também ser do ramo automotivo e pelas opções de navegação propiciadas aos usuários , que são desde o cadastro para participar de promoções até baixar conteúdo sobre o produto.

¹BECHARA, Marco. Webpsicology. Disponível em: http://www.softacg.com.br/ebooks/ebooks/webpsico.pdf . Acessado em 11 de setembro de 2010.

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