Boo Digital - Pensando Mobile: Franklin Brito Araújo


O tema da segunda palestra da disciplina Seminários Avançados foi a Mídia Mobile e para discutir e ilustrar o assunto o convidado foi Franklin Brito Araújo da Boo Digital.

A título de curiosidade, relembremos a história das mídias em telas. Inicialmente tivemos a tela da TV, depois a do computador e agora, temos mais uma opção, a do celular. Com relação a atenção dispensada às mídias pelas pessoas, antes tinhamos muito tempo para a TV e pouco tempo para as outras mídias digitais. Hoje, o tempo é mais dividido entre as diversas mídias.

A Boo Digital é uma empresa de tecnologia que só atende o mercado de música e entretenimento e preza o não uso do papel em seus trabalhos, tendo como a estrela dos projetos o celular. Tem como clientes diversas rádios e artistas, tais como a banda Jota Quest, Natiruts e a cantora Ana Carolina.

Para o palestrante, Mídia Mobile não passa da marca dentro da tela de um celular, que é uma mídia que se destaca por suas características, que são: singularidade, extensão da pessoa, causa a dependência, onipresente, impacto imediato, localizável, CRM, multi-ferramentas e multi-uso.
Como exemplos de mídias que podem ser feitas no celular, destacou o QR Code, que no Brasil ainda não é utilizado devido a falta de leitores nos aparelhos; SMS; bluetooth e aplicativos diversos. Sobre os aplicativos, destacou os aplicativos de rádios que se tratam de um case pessoal.

O SMS é uma mídia que tem custo tanto para o usuário, quanto para o anunciante. Um princípio que deve ser observado na Mídia Mobile é o NO SPAM. É necessário que o usuário aceite o serviço e dê permissão para receber os conteúdos (optin).

Franklin destaca que os três pilares da Mídia Mobile são: permissão, relevância e atualização. Para ele existe uma receita para uma ideia, cujos ingredientes são: rede social, comunidade mobile, App IPhone, processo digital, web cel, conteúdo multimídia, aplicativo mobile, advertising mobile, bluetooth marketing, SMS marketing, mobile siles e web rádios.

A Boo Digital tem dois produtos: Mob Rádio e Frente. O Mob Rádio é direcionado a empresas de rádio, que tem um custo pelos serviços, enquanto para os usuários o acesso aos aplicativos é gratuito. O Frente é um projeto filantrópico de rádio direcionado para bandas independentes.

Sobre os serviços prestados pela Boo Digital destacamos:

- Jota Quest: Digital 360º, Jota Quest Integrado (rede social, site e celular), promoções, entre outros;
- Ana Carolina: exemplo a campanha para o show realizado em BH (site, rede social e celular) e outros serviços.
- Discopraise: um exemplo é o clipe feito com imagens feitas pelos fãs.
- Natiruts: música colaborativa composta no Twitter

Veja mais sobre a Boo Digital:
Site: http://www.boodigital.com.br/
Twitter: http://twitter.com/boo_digital

0 Response to "Boo Digital - Pensando Mobile: Franklin Brito Araújo"

Postar um comentário